<$BlogRSDUrl$>

21.12.05

o resultado final é claro como agua. mesmo assim, explico o resultado do jogo, segundo a minha subjectva analise.

assim que começou a segunda parte, soares disse que cavaco "não chega aos portgueses". fico entao com uma duvida que é: como sera possivel explicar, à luz do que disse soares, a sublevação popular (no sentido positivo!) em torno da candidatura de cavaco silva?

soares - 0
cavaco - 1

soares manteve a sua estratégia de ataque gratuito, sacando daquele que soares pensou ser o seu maior trunfo para o debate: a magnifica MAQUINA DO TEMPO!
no entanto, o facto de soares estar sempre a ir ao bau rebuscar memorias poeirentas deste ou daquele pormenor, serviu para cavaco sublinhar a sua visao de futuro e o seu sentimento de confiança.
recordo uma situação caricata: cavaco acaba de falar de uma questao do tempo em que era PM e soares interpela os jornalistas sobre o facto de cavaco silva estar sempre falar do passado; assim que lhe concedem a palavra, ele proprio, mario soares, introduz uma questao relacionada com a sua presidencia da republica e governação de cavaco, ou seja, de ha muitos anos atras!

soares - 0
cavaco - 2

no decorrer do debate, soares situa cavaco silva à direita, no panorama politico, dizendo que cavaco nao pertence de facto ao quadrante social democrata. chega mesmo a dizer que cavaco tem "vergonha" do PSD... cavaco responde bem, dizendo que teve que subir a custo na vida e que suou muito para conseguir tudo o que conseguiu, e foram as dificuldades por que passou que lhe incutiram uma consciencia social que o enquadra na social democracia. mais uma vez, cavaco utiliza um ataque de soares para publicitar os seus ideias: responde de forma breve e superficial aos ataques venenosos de soares e passa de imediato ao essencial, ou seja, as propostas sobre a Presidencia da republica.
na verdade, cavaco silva foi entrevistado por 3 pessoas: 2 jornalistas e mario soares. ja que soares, fazendo perguntas em catadupa, procurou entalar cavaco, principalmente no que dizia respeito aos poderes presidenciais (tema recorrente ao longo do debate, mas ja la iremos!).
e graças à estrategia de soares, cavaco foi um mero "respondedor"!
esse papel de "respondedor" beneficiou-o, ja que soares raramente deu respostas para as perguntas que colocava, enquanto cavaco silva aproveitava para apresentar o seu ideal para a PR.

soares - 0
cavaco - 3

o tema dos poderes presidenciais foi recorrente ao longo do debate. na minha opiniao soares tem razao quando diz que cavaco nao vai governar a partir de belem. julgo que cavaco silva esta iludido com a PR, pois está convencido que podera ter um papel directo no desenvolvimento de portugal, quando a verdade é que essa acção sera apenas indirecta e muitas vezes superficial.
mas cavaco explicou bem como pretende ajudar o governo (qualquer governo!)a dar a volta aos problemas porque o pais passa: dialogando com o maximo de agentes de desenvolvimento que lhe seja possivel, exercendo de forma tranquila, mas preocupada, a magistratura de influencia.
soares tentou, mais uma vez, forçar ao erro de cavaco silva, perguntando-lhe qual seria a solução preconizada por cavaco enquanto PR para uma serie de problemas como greves, conflitualidade social, etc, pondo sempre em cima da mesa a questao da convivencia entre belem e s. bento.
cavaco respondeu com a cartilha: dialogo e afins... e talvez este tenha sido a unica falha de cavaco: a repetição das suas ideias chave.
no entanto ficou clara a postura dos dois candidatos relativamente à PR: de um lado uma visao construtivista do outro uma visao conflitualista, reflectindo talvez a forma de estar e as experiencias passadas como PM e como PR dos candidatos...


avançando no debate, soares insinuou que cavaco nao teria opiniao formada sobre determinados temas, dando como exemplo a globalização. naturalmente, cavaco "ensinou" a soares algo mais sobre globalizaçao...
soares tentou ainda dimunuir cavaco silva, dizendo de uma forma baixa: "bem
sei o que me diziam de si, os meus amigos de bruxelas..." cavaco acabou por entrar no jogo de soares, respondendo directamente ao adversario, mas mantendo um nivel que soares nunca consegue acompanhar.
soares voltou a carga, tentando, reduzir cavaco silva ao seu pensamento economicista, apesar de ter sido notorio durante todo o tempo uma diferença abismal de pensamento e visao politica para o cargo a que ambos se candidatam!
soares, que me parece ter a sensação de ter construido a democracia portuguesa sozinho, afirmou que teve um plano para portugal no pos 25 de abril, insinuando que esse tal "plano" concretizou melhorias significativas no pais...! agora eu pergunto: ELE ESTAVA A FALAR DE QUE?! O QUE FEZ ELE POR PORTUGAL?!

soares - 0
cavaco - 4

MENSAGEM FINAL (descontos de tempo)

soares, pela primeira vez (que eu visse) nao se agarrou às cabulas, falando de forma aberta (e talvez por isso tenha tido alguns lapsos no discurso...): abordou a questao da crise politica, afirmando-se como garante de tranquilidade e estabilidade politica; voltou tambem a sublinhar a questao da função e dos poderes do PR.
nos descontos de tempo, soares foi completamente o oposto do que foi no tempo regulamentar, onde foi conflituoso, pouco concreto e onde o seu discurso foi redondo e inquisidor para com o adversario.

cavaco manteve-se igual a si mesmo, mantendo a imagem tranquila e confiante que tem trabalhado: falou ao eleitorado em geral e aos indecisos em particular, apelando ao voto em si, voltando a chamar a atençao para a importancia do futuro de Portugal que se joga nestas eleiçoes.

soares - 0
cavaco - 5

por fim, os tempos de posse de bola: cavaco teve mais 42 segundos de palavra.
parece-me injusto.
por isso, eu proprio marco um golo por soares.

RESULTADO FINAL
soares - 1
cavaco -5

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


FastCounter by bCentral