<$BlogRSDUrl$>

21.10.05

começo pelo inicio: ser PR hoje é ser um fantasma de figura institucional, ja que os poderes do PR ou sao sobrenaturais ou estao reduzidos quase ao ridiculo de mandar na criadagem do Palácio de Belém...!
foi um começo desastroso...

... mas concordo que Cavaco fez um discurso inesperado: pôs o acento nas pessoas, que focou por diversas vezes, quando o cavaquismo se pautou pela tecnocracia e pela secundarização da preocupação humana na governação, em favor do desenvolvimento tecnico.
no entanto, o vazio de conteudo explica-se pelo facto de o projecto ter data marcada para ser apresentado, para alem de os candidatos estarem a guardar todos os trunfos possiveis para a altura do combate em campanha eleitoral, que se preve renhido e muito duro, a diversos niveis. em boa verdade, funcionou como forma de ganhar muito tempo de antena nas TV's e nas radios, e muitas paginas nos jornais. e isso aconteceu: porque de facto há sede de Cavaco Silva.

para mim e para muitos a apresentação de candidatura foi um mero pro-forma, ja que era uma candidatura assumida no intimo (arrisco-me a dizer!) por todos dos portugueses. e a prova de que todos os portugueses contavam com o Professor, veio dos partidos que representam todos os portugueses nos orgaos de soberania: jerónimo de sousa e francisco louçã, candidataram-se "contra a candidatura de direita"; soares candidatou-se contra "o passeio (de Cavaco Silva) na avenida". parece-me que manuel alegre, o candidato-poeta, foi o unico que ate agora se candidatou numa logica presidencialista: independente e com optimismo democrático. optimismo democrático, no sentido em que se candidata sem o apoio oficial do partido que sempre apoiou e com a vontade lírica, que se lhe tem que reconhecer, de debater democraticamente as ideias e projectos para Portugal sem qualquer ambição pessoal no primeiro plano. a verdade é que ele lutou por tudo isso, seria estranho que não o pusesse em pratica!

Cavaco Silva personifica o D. Sebastião. Sem duvida.

a forma como o Professor se manteve presente na vida politica, não o estando de facto, é apenas um de muitos ensinamentos que devemos aproveitar. Cavaco Silva é quase um estereótipo: espelha a isenção a pressões de lobbies, partidos e COMUNICAÇÃO SOCIAL; espelha a competencia e excelencia profissional; reflecte uma forma de viver NA politica, que agrada aos portugueses, já que não vive DA politica; tem inumeras e excelentes provas de trabalho bem concluido (politica e profissionalmente).

concluindo: o "garoto-traquina-algarvio-de-boliqueime-que-chumbou-na-escola-e-acabou-doutorado-em-york-e-foi-primeiro-ministro-durante-10anos" encaixa perfeitamente naquilo que os Portugueses hoje pretendem de um politico, numa altura de tanta constestação à classe politica e de tantas duvidas sobre a competencia e capacidade dos agentes politicos.
o "garoto-traquina-algarvio-de-boliqueime-que-chumbou-na-escola-e-acabou-doutorado-em-york-e-foi-primeiro-ministro-durante-10anos" é a imagem de clarividencia, exigencia e rigor, que sendo necessária a qualquer Presidente da Republica, figura na imagem-tipo que os Portugueses têm de Cavaco Silva (e que ele proprio sempre alimentou...!).

hoje é um dia feliz para mim: enquanto portugues e enquanto jovem politico. cresci com cavaco como simbolo politico de referencia. sera uma honra poder contribuir para que seja o proximo representante máximo de todos os Portugueses e de Portugal.

mas não acredito no mitos:acredito no homem.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


FastCounter by bCentral